segunda-feira, 23 de abril de 2012

Roberto Justus diz que a filha teve estenose crânio-facial

Roberto Justus diz que a filha teve estenose crânio-facial - Divulgação

O apresentador e empresário disse que a filha é totalmente normal

Para acabar de vez com especulações sobre sua filha caçula com Ticiane Pinheiro, Rafaella, 2 anos,  Roberto Justus reafirma que a menina é absolutamente normal.  Ao jornal Agora, o apresentador e empresário descartou que a menina tenha alguma síndrome, e revelou que ela teve uma estenose crânio-facial. Trata-se de uma alteração que ocorre pela fusão prematura dos ossos da face e do crânio.
Ainda segundo disse à publicação, para corrigir o problema, Rafaela passou por uma cirurgia, em março, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A recuperação ainda exige o uso de aparelho ortodôntico.
"É como um desvio de septo no nariz, que se corrige com uma cirurgia simples", contou Justus, que acrescentou que as especulações sobre a menina podem ter sido levantadas por ele não ter contado sobre a intervenção cirúrgica:
"O fato de não ter comentado antes pode ter ajudado a criar especulação”, concluiu.
O que é craniostenose coronal?
Também conhecida como disostose crânio-facial tipo I, é uma doença rara de origem genética, caracterizada por comprometer o desenvolvimento do esqueleto crânio-facial.
Não há distinção de acometimento quanto ao sexo, porém quando as craniostenoses são dos tipos sagitais e metópicas sua predominância aumenta no sexo masculino, enquanto a craniostenose coronal é mais encontrada no sexo feminino.
Essa síndrome pode ser evidenciada ao nascimento ou durante a infância, sendo progressiva com o inicio do primeiro ano de vida ou, mais freqüentemente, aparecendo apenas aos dois anos de idade. Existem ainda formas precoces e congênitas da doença nas quais a sinostose começa ainda dentro do útero e já é manifestada ao nascimento, com deformidades faciais como a hipoplasia maxilar superior, responsável por dificuldades respiratórias, e exoftalmia.
O diagnóstico precoce é fundamental para que sejam alcançados resultados melhores, evitando a HIC e conseqüentes problemas visuais. Deste modo, o histórico de doença na família é importante.




FONTE:OFUXICO.COM